O Código da Rua
Detalhes e diferenças, segredos e novidades, descobrimentos e revelações do Povo da Rua
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Entre nós a Cultura da Indefinição
Detalhes e diferenças das circunstâncias cotidianas e situações vivas e reais de um povo e seus segredos ruais, sociais e existenciais, seus descobrimentos de uma vida urbana de cidades férteis em reconstruir gentes e fazer reviver povos a partir das condiçoes naturais das ruas e avenidas da vida, becos e praças de uma cidade funda, fecunda e profundamente enraizadora de uma cultura rica e bela, grandee forte, que identifica a população de rua e seus efeitos n trabalho e atividades urbanas e urbanizadoras da vida social e familiar, novidades de conteúdo e qualidade rual, de uma gente cuja liberdade, felicidade e cultura ou ideologia é a rua, e suas situações de pobreza e agressividade, e circunstâncias de miséria e violência locais, e suas inovações e criatividade libertadoras em seus fundamentos ruais, princípio de felicidade para alguns e tristeza para outros.
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A Ideologia do Indeterminismo
As Ruas são solitárias, um campo de vazios imbrogliantes e turbulentos, de nadas que se constroem mergulhantemente na vida de um povo e seus lados indiferenciais de viver e existir sem referenciais, carentes de modelos e doentes de paradigmas, uma gente perdida em seu meio e continuamente sem representatividades, que ignora chefes e lideranças, uma comunidade internacional cuja cidadania é o nada e o vazio existencial e experiencial, uma população que não consegue ser alguém nem algo de bom ou ruim nem alguma coisa de melhor ou pior, pessoas com medo e em pânico indefinidas realmente e indeterminadas cotidianamente, sem futuro ou presente nem amanhã de manhã, sociedade global, plural e diferencial de grupos polivalentes e coletividades multifuncionais, de variados talentos e uma diversidade de carismas naturais, vocacionados para não ser nem ter nada cuja profissão é talvez a utopia sem sonhos e quem sabe a indiferença existencial, a angústia de viver e existir na miséria psicológica e espiritual e material, isto por motivos diversos que vão desde o desemprego e a falta de atividades e a multiplicidade de enfermidades, desde a doença mental até a desintegração de órgãos, aparelhos e sistemas, agrupamentos divididos, somando diferenças, singularidades e particularidades, um universo estranho ou até esquisito que convive com o luxo e o lixo, resolvendo seus problemas interrogativamente, ou fazendo de cada resposta uma nova pergunta, e de toda solução uma diferente questão. É o lugar da interrogação, dos problemas que se somam um atrás do outro e se multiplicam aritmética ou geometricamente entre números, letras e palavras sem identidade ou homogeneidade, pois são heterogêneos e carregados de dificuldades e contrariedades, uma dialética rual onde a contradição é seu reino e seu império a adversidade de opostos em contrário cuja negatividade e pessimismo raramente dão lugar ao otimismo das pessoas e alegria de viver ou o puro e virgem sorriso das crianças abandonadas, menores bandidos, garotos marginais que fazem da agressão, da briga e da violência a marca registrada de seu caminho para a corrupção grupal ou individual, a maldição de vida sem trabalho e sem família. O Reino da tristeza e o império da angústia. Um mundo realista e irracional onde o imaginário anda com a irrealidade sem sonhos e uma irracionalidade sem fantasias. O Tempo da angústia e o templo do vazio e o nada existenciais. Um contexto de guerra urbana e ambiente de batalha social, conflitos culturais e ideologias que se chocam, interagem em contradição. Um mundo triste de cotidiano infernal e realidade demoníaca cujo contexto diabólico é um território de diabos e demônios. O Território da Infelicidade.
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Em meio a vazios humanos e nadas naturais
Do Maloqueiro ao mendigo da rua, passando pelas malocas e suas macumbas das esquinas e encruzilhadas da vida urbana e rural, transcendendo becos do tráfico e praças das milícias, ultrapassando as avenidas da vida real e rual carregadas de lixo e miséria humana, social e familiar, a pobreza invadindo territórios da cidadania das cidades e campos, e ainda tendo que superar moléstias da pobreza e a pobreza de quem pensa pequeno e vive de preconceitos morais e estigmas sociais, superstições culturais e religiosas, finalmente, a vida do povo da rua é sofrimento e luta diária, noturna e madrugal, batalha por suas necessidades e combate a favor de seus anseios, desejos e aspirações, e outrossim tendo que partir para o enfrentamento com as autoridades municipais e do Estado e polícias da Prefeitura, e assim entrar em guerra conrtra seus inimigos e adversários, de fato uma jornada de vida eletrizante, problemática, questionadora das gerações anteriores, interrogadora das instituições que cuidam e zelam pelas ruas e a vida e trabalho e moradia rual, atividades e princípios cuja amostragem reflete o estado de instabilidade cotidiana e desestabilização da população de rua, cansada de dores e enfermidades, padecendo a fome das grandes cidades e o caos urbano, vítima de balas perdidas e da violência policial e de seus próprios grupos e colegas de atividade rual, sim os rueiros ou homens da rua vivem cotidiana e historicamente o grande combate das necessárias necessidades para sobreviver e existir no mínimo com qualidade de vida e bom conteúdo no seu trabalho e ambiente de experiência no dia a dia, sacrifícios de uma gente penitentemente constante, permanentemente sacrifical, vivendo diariamente a tremenda, intrigante e interrogadora maneira diferente mas digna, honrada embora baixa, moralmente elevada apesar dos perigos do real e os riscos da vida em que existem, tentando escapar da cultura da morte e da ideologia da violência que os ameaçam todos os dias e noites, um jeito malandro talvez ou quem sabe esperto de viver com dignidade, moral alta e honra acima de tudo e de todos ainda que do seu lado as ameaças e medos, e em seu entorno os perigos e os riscos, e junto a si a polícia que mata, estraga e destrói, todavia sabendo que existe alguém que os segue e acompanha, Aquele que é Grande e Autor da Vida, Senhor de tudo e de todos, e dos rueiros e homens e mulheres da rua igualmente. E nesse ambiente de vazios andantes e contexto de nadas perambulantes a chance de acertar e a oportunidade de saber que não estão sós porém que insiste e existe Alguém por si e do seu lado, Ele Deus das Ruas e Senhor das avenidas da vida.
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E o significado das Ruas, qual seria ?
Qual seria o sentido das ruas, a essência do cotidiano, o coração de uma realidade de um povo sofredor que nelas encontra sua habitação real e viva, sua atividade trabalhista como o ferro-velho e o comércio, compra e venda de jornais e revistas, papelão e metais leves e pesados, garrafas vazias, e toda sorte de gangas e objetos, coisas e mercadorias, de onde tiram seu pão de cada dia, sua cachaça libertadora, suas necessidades do momento e desejos de todo instante, um jeito diferente sim de viver e trabalhar, com um comportamento rual tal em que a liberdade é seu ânimo de vida, incentivo ao trabalho, motivação para ser e viver e estar neste mundo de pobreza e miséria extrema, violência generalizada entre grupos e agressividade de trabalhadores e moradores de rua, que vez ou outra, de vez em quando, brigam mas gostam de viver, saem na pancadaria e enfrentam a polícia e as autoridades sociais de abrigos e orfanatos e asilos da Prefeitura, e assim existem ao seu modo, uma maneira diversa e adversa de existir e viver com sentido para a vida e razão para uma existência cuja moral começa com sua liberdade de ir e vir, de escolher e optar, e fazer alternativas de vida, possibilidades de trabalho e viabilidades de lazer e humor, saldos positivos e negativos, de otimismos e pessimismos, de quem no sofrimento e na penitência de cada hora, minuto e segundo, se depara com a miserabilidade das relações e condições de vida, de família e de trabalho, e deste jeito vivem com qualidade ou não, e existem com bom conteúdo ou não, tal, enfim, a realidade das ruas e seu cotidiano de luta pelo pão, batalha contra a fome e a miséria, combate em favor de suas necessidades e anseios, uma guerra sem fim, eterna enquanto duram as ruas, infinita enquanto existe a vida. Essa a realidade de uma gente inocente e penitente e transparente que no seu sacrifício diário e noturno, e na sua dor de todos os dias, enconntra motivos para se alegrar e fazer e festejar o espetáculo da vida, o show de suas atividades ruais, e a maravilha que é poder viver e existir com fé e esperança em um Deus cuja voz e vez a população de rua demonstra publicar, manifestar e dilatar pelas avenidas da vida afora, seus becos e ruelas, praças e ruas sem fim, dentro e fora deste Planeta chamado Rual.
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Um Povo em situação de rua
Trabalhando no Ferro-Velho ou andando por becos e praças, caminhando solto e livre pelas avenidas da vida urbana e rural de São Paulo ou Recife, Belo Horizonte ou Rio de Janeiro, cultivando sua liberdade de ir e vir, construindo sua felicidade ao realizar seus desejos e satisfazer suas necessidades, reconstruindo vidas e atividades, exercendo trabalhos e gerando famílias, empregado ou desempregado, associando-se a grupos, malocas e macumbas, inserindo-se e incluindo-se entre os maloqueiros chefes das ruelas e mendigos das ruas movimentadas de campos e cidades, resgatando valores antigos e regenerando princípios outros, novos e diferentes, renovando-se em sua diversidade cultural, social e sexual, restaurando atividades, esperanças e experiências, recuperando-se de doenças móveis físicas ou mentais, enfermidades grandes e moléstias do lixo dos asfaltos e calçadas, percorrendo vias longas que lhe dão sucesso no capital e prosperidade nos alimentos, objetos de sucatas, coisas da vida e mercadorias do dia a dia, assim, finalmente, a população rual vive seu dia confuso, suas noites complicadas e madrugadas vazias e mergulhantes no nada existencial, ao mesmo tempo indefinido socialmente e indeterminado cotidianamente, abraçando sua espiritualidade livre e feliz e psicologia nem muito forte ainda que diante da violência entre conflitos de polícia e mendigos, mesmo na pobreza extrema ou miséria gigante, assim encontra animação e entusiasmo, esperança e motivos, incentivo à sua luta de todos os dias, perambulando nas madrugadas ou caminhando nas noites sem luz ou faróis quando não dorme devido à agressividade de alguns grupos e contradição de algumas comunidades e suasindividualidades interpessoais violentas que se agridem e brigam umas com as outras, uma batalha real e rual, combate em meio a bandidos e suas quadrilhas de marginais, guerra urbana de cidades sujas e campos de lixo misturado com luxo, uma luta diária e noturna por sobrevivência na tentativa às vezes vã e vazia de subir na vida e ser alguém ou alguma coisa no cotidiano da realidade. Assim as gentes das ruas. Um povo que ainda mantém viva a sua esperança por dias melhores, e que outrossim sustenta sua evolução de consciência e progresso de liberdade. Um cenário cotidiano sem referenciais e quadro negro e vermelho de indiferenças conjugadas com ilegalidades e ilegitimidades e falta de lealdade.
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Um cotidiano fértil
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Realidade Plural e Diferencial
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